• Carnaval – Máscaras: Modelagem Facial

    Essa e outras aulas você encontra no http://portaldoprofessor.mec.gov.br acesse e conheça o portal.
     Soraia Cristina Cardoso Lelis

    UBERLANDIA – MG ESC DE EDUCACAO BASICA

    Elizabet Rezende de Faria

    Estrutura Curricular
    MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR TEMA
    Educação de Jovens e Adultos – 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
    Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
    Dados da Aula
    O que o aluno poderá aprender com esta aula

    §  Pesquisar diferentes máscaras no contexto midiático e artístico;

    §  Desenvolver projetos gráficos através de exercícios para criação de máscaras;

    §  Produzir uma máscara através da técnica de modelagem com atadura gessada.

    Duração das atividades
    • Cinco aulas de 50 minutos cada
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

    *Noções Básicas de Desenho.

    Estratégias e recursos da aula

    Aula 1

    Ø  Apresente aos alunos o videoclipe: AS MÁSCARAS – CLAUDIA LEITE (clipe)

    http://www.asmascaras.com.br/ 

    http://letras.terra.com.br/claudia-leitte/1576447/

    Ø  Converse com a turma sobre máscaras e fale de suas principais funções:

    *disfarce;

    *símbolo de identificação;

    *esconder a sua identidade;

    *transfiguração;

    *representação de espíritos da natureza, deuses, antepassados, seres sobrenaturais ou rosto de animais;

    *participação em rituais (muitas vezes presente, porém sem utilização prática);

    *interação com dança ou movimento;

    *mero adereço.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Maske.JPG

     

    Ø  Solicite projetos de máscaras em forma de desenho usando  papel sulfite e canetão hidrográfico;

    Ø  Mostre imagens de máscaras obtidas através da técnica da modelagem visando despertar nos alunos o interesse por esta linguagem artística. Sugestão:

    http://elenanin.wordpress.com/2008/09/11/mascaras/

    Aula 2

    Ø  Sugestão para  conhecimento/embasamento do professor:

    Aula publicada no Portal do Professor  – Confecção de Máscaras

    Autoria: Marileusa de Oliveira Reducino

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9465

    Ø  Explique a proposta de trabalho com confecção de máscaras personalizadas usando a técnica da modelagem facial que tem como objetivo a construção de um autorretrato;

    Ø  Peça aos alunos para formarem duplas para o trabalho em sistema de rodízio: um modelará a máscara no rosto do outro (a máscara poderá ser total ou parcial – à escolha de cada um);

    Ø  Mostre como proceder na preparação do material e no processo da modelagem:

    *Providencie bacias pequenas com água;

    *Corte a atadura gessada em pedacinhos;

    Preparação da atadura gessada

    Fonte: Acervo  Soraia Lelis

     

    *Unte toda a superfície do rosto do colega com vaselina líquida;

    *Forre o tronco do colega com um retalho de tecido, toalha ou camiseta velha;

    *Aplique pedacinhos de atadura gessada molhada sobre o rosto do colega, buscando cobri-lo com uma primeira camada homogênea;

    Processo de modelagem facial com  atadura gessada

    Fonte: Acervo Soraia Lelis

     

    *Continue aplicando e alisando os pedacinhos de atadura gessada em várias camadas, reservando espaço nas narinas para a respiração e em torno dos olhos – caso o colega não queira cobrir/vedar os olhos;

    *Repita o processo até sentir uma boa consistência;

    *Aguarde alguns minutos até secar – o gesso esquenta e começa a se desprender/soltar do rosto: este é o sinal de que já se pode retirar a máscara do rosto do colega;

    *Reserve um local seguro para a secagem das peças.

    Processo de modelagem facial com  atadura gessada

    Fonte: Acervo  Soraia Lelis

     

    Aula 3

    Ø  Repita as etapas de trabalho com os colegas/parceiros de dupla;

    Ø  Coloque as peças para secar e aguardar a pintura que será realizada na próxima aula.

    Máscaras modeladas – Autorretratos

    Fonte: Acervo Soraia Lelis

    Autorretrato – Máscaras modeladas e seus respectivos autores

    Oficina de Máscaras/Internos da Comunidade Vida Nova (Dependentes Químicos)

    Fonte:  Valéria Lima

     

    Aula 4

    Ø  Prepare tinta guache em cores variadas misturadas com cola plástica branca (que permite o brilho e maior plasticidade no guache);

    Ø  Disponibilize também pincéis, vasilhas com água e papel toalha;

    Ø  Proponha a pintura das máscaras buscando aproximação/identidade com o seu dono: cor de olhos, detalhe de sobrancelhas, lábios;

    Ø  Deixe as máscaras secando em local seguro.

    Pintura com guache e cola sobre máscara – Autorretrato

    Fonte: Valéria Silva 

    Pintura com guache e cola sobre máscara – Autorretrato

    Fonte: Valéria Silva

     

    Aula 5

    Ø   Misture todas as máscaras e proponha um jogo de adivinhação:

    *Quem é quem?

    *Quem é o dono desta máscara?

     

    Ø   Promova um desfile de máscaras durante o recreio, podendo cada um usar a sua ou trocar com os colegas;

    Ø   Exponha as máscaras para apreciação da comunidade escolar.

    Máscaras – Autorretrato

    Oficina de Máscaras/Internos da Comunidade Vida Nova (Dependentes Químicos)

    Fonte: Valéria Silva

    Recursos Complementares

    *Noções de pintura.

    Avaliação

    Entende-se que a avaliação é um processo e não a síntese de um resultado. Neste sentido, é necessário verificar o nível de aprendizagem do grupo, a compreensão do significado da máscara e a construção do autorretrato, bem como,  observar se foi possível a troca contínua e efetiva de experiências, complementando-se  com a autoavaliação.

Leave a reply

Cancel reply
%d blogueiros gostam disto: